BRASILEIROS NO EXTERIOR: CANADÁ

  

O Canadá atrai imigrantes de todo o mundo por sua qualidade de vida, belezas naturais e segurança. O país se destaca na preferência dos brasileiros principalmente por sua receptividade. A pequena e decrescente população do país o levou a buscar por imigrantes jovens que possam suprir a demanda do mercado de trabalho canadense.

Há espaço para brasileiros nas empresas e universidades canadenses. Apenas entre 2017 e 2018 a concessão de visto de residência para brasileiros cresceu em 128%. Na área da educação, mais de 10 mil pessoas conseguiram autorização para estudar no Canadá só em 2018. Atualmente, os dados são muito menores devido à pandemia, porém, a expectativa é que eles se normalizem tão logo a pandemia se abrandar.

O Canadá está localizado ao norte dos Estados Unidos e parte do país encontra-se no pólo norte. O país é o segundo maior do mundo em área total e sua população é composta por descentes de nativos canadenses, ingleses e franceses.

Devido à colonização francesa, é o francês, e não o inglês, a língua oficial em algumas regiões do Canadá, como a província do Quebec.

Atualmente, o país é composto por dez províncias e três territórios. A moeda do Canadá é o dólar canadense, de valor menor do que o dólar americano, mas maior do que o real. No inverno, o país registra temperaturas que podem chegar a -50ºC.

Na gastronomia, muitos são os pratos típicos. Dentre eles, o poutine (batata frita com queijo cheddar e molho gravy), o montreal smoked meat (sanduíche de pão com carne defumada marinada em especiarias e ervas) e o famoso maple syrup (xarope que serve de cobertura para waffles, sorvetes e panquecas).

Se morar no Canadá é seu sonho, o primeiro passo é conquistar seu work permit. A opção preferida de muitos brasileiros é fazer um curso superior e trabalhar meio período durante o período do curso.

Você pode ir além do tradicional visto de turismo, estudo ou trabalho e requisitar um título de permanent residency, o que confere a autorização para imigrar. O título pode ser requerido através do Express Entry, um programa do governo canadense que seleciona pessoas qualificadas para trabalhar no país.

Para ser aprovado no Express Entry é preciso criar um perfil no site do Ministério da Imigração e inserir algumas informações, como: habilidades, experiência profissional, nível escolar, idiomas oficiais e fluência. Um teste de proficiência em inglês também será exigido.

O processo pode demorar alguns meses e o perfil mais buscado é de estrangeiros com até 35 anos e ativos no mercado de trabalho. O governo canadense analisa os requerimentos e define quais são os mais qualificados. Será a pontuação nesses testes o que servirá para definir suas chances de conseguir o visto. Os mais bem colocados recebem o convite do governo.

O teste de proficiência deve ser feito em uma instituição reconhecida e aprovada pelo governo do Canadá, portanto, fique atento às normas no site oficial do governo canadense. Além disso, é necessário verificar o nível de habilidade compatível com sua experiência profissional e, caso você já seja formado, ter seus diplomas validados por uma instituição canadense.

Quais são seus planos para o futuro? Seja para uma viagem com a família ou, de fato, imigrar para o Canadá, está na hora de colocar seu inglês em dia. Não deixe para aprimorar seu inglês quando já estiver morando no exterior.

O Challenge Centro de Idiomas é o lugar ideal para você aprender inglês enquanto traça seus planos de imigração. Nossos alunos aprendem inglês em aulas interativas que combinam gramática e conversação para você se sentir em casa em qualquer lugar do mundo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.