TOEFL VERSUS IELTS – (CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL — TEXTO 2)

 

 

 


 

 

 

Uma certificação reconhecida internacionalmente é o sonho de muitos estudantes brasileiros, mas vezes é difícil escolher qual prova fazer em meio a tantas opções. IELTS, TOEFL e FCE são apenas algumas das siglas comuns no mundo da certificação em inglês.

Nessa série de posts, o Challenge apresenta tudo o que você precisa saber sobre testes internacionais. Este texto abordará dois dos certificados mais populares em todo o mundo: TOEFL e IELTS.

Apesar de similares em vários aspectos, os testes se diferenciam por seu foco e abordagem. Por isso, é muito importante conhecer as diferenças entre eles antes de buscar sua certificação.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

A prova do TOEFL testa a habilidade do candidato em comunicar-se em inglês num ambiente universitário. O teste é administrado pela Education Testing Service, uma organização norte-americana, por isso as provas são conduzidas em inglês americano. 

A prova pode ser oferecida em formato online, o TOEFL iBT (internet-based test), ou em papel , o TOEFL PBT (paper-based test). Ambos os formatos são aplicados em centros especializados.

O TOEFL iBT é composto por quatro partes (reading, listening, speaking e writing), cada uma somando trinta pontos, por isso a prova tem como resultado máximo o total de 120 pontos. A prova leva em torno de três horas para ser concluída, enquanto a versão paper-based leva cerca de duas horas e vinte e cinco minutos por não incluir a prova de speaking.

No formato internet-based, o candidato interage com o computador durante todo o teste. Nas provas de reading e listening, ele lê textos e ouve gravações sobre assuntos variados e responde a questões de múltipla-escolha. Na prova de speaking, as respostas do candidato são gravadas, enviadas para uma rede online e avaliadas por entre três e seis examinadores. A prova de writing é avaliada através da mesma rede online.

A pontuação média exigida por universidades varia entre 70 e 90 pontos. Algumas universidades também podem exigir uma pontuação mínima em cada prova. O certificado do TOEFL é válido por um período de dois anos.

IELTS (International English Language Testing System)

A prova do IELTS é uma certificação usada para fins educacionais, profissionais ou de imigração. Apesar de ser aplicada pelo British Council, a prova pode ser feita em inglês americano ou britânico.

Há dois módulos diferentes de certificação: o academic module é voltado para diplomados que buscam um registro profissional no exterior; enquanto o general training module é voltado para quem busca emigrar ou estudar no exterior sem deter diploma acadêmico.

O IELTS tem quatro partes (listening, reading, writing e speaking), totalizando duas horas e quarenta e cinco minutos. A prova pode ser feita em papel ou virtualmente, em ambos os formatos a prova de speaking é feita separadamente com um examinador certificado.

A nota final do IELTS vem em uma escala de zero a nove. Programas de intercâmbio geralmente exigem uma nota superior a 5.5. O certificado do IELTS é válido por dois anos.

Diferenças entre TOEFL e IELTS

– As questões do TOEFL são em sua maioria de múltipla escolha, enquanto o IELTS exige que o candidato responda a uma variedade de perguntas combinando respostas curtas, completar lacunas e tarefas de escrita.

– O IELTS é um pouco mais curto do que o TOEFL, demorando aproximadamente duas horas e quarenta minutos.

– As provas favorecem tipos diferentes de raciocínio. Enquanto o TOEFL exige que o candidato pense analiticamente e considere as diferenças entre as opções de múltipla escolha, o IELTS exige mais da memória e da compreensão do candidato, por não oferecer opções de resposta.

Onde se preparar?

Se você está pensando em conquistar seu certificado internacional, precisa de uma boa escola de inglês, capacitada para preparar alunos para testes como TOEFL e IELTS.

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola com experiência na formação de alunos para provas internacionais, com aulas que combinam comunicação em sala de aula e gramática da língua inglesa.

Venha para o Challenge e conheça a Going Global, nossa plataforma online.