O MUNDO PÓS-PANDEMIA

 

 

 


 

 

 

Depois de um ano da chegada do coronavírus ao país, nossa vida não é mais a mesma. Mudamos nossa rotina, nosso modo de trabalhar e interagir. Nós nos adaptamos a uma nova realidade. Em vários momentos da pandemia, nós nos perguntamos: como será o mundo quando isso tudo acabar?

Pensando em nossos alunos e leitores, o Challenge selecionou previsões de especialistas internacionais de diferentes áreas sobre como será o mundo pós-coronavírus para você se preparar para essa nova realidade.

Economia e mercado de trabalho

A confecção de diversas vacinas dá opções viáveis aos países para vacinarem os cidadãos e começarem a reorganizar as economias depois do difícil choque econômico que abalou o mundo. Não seria arriscado prever que a situação econômica do país estará melhor ao final de 2021.

A recuperação econômica será lenta e seu resultado é incerto. Muitas empresas de pequeno e médio porte fecharam durante a crise, enquanto empresas de grande porte sofreram perdas e reduziram o quadro de funcionários. Relações de trabalho flexíveis serão uma grande tendência da década.

O crescimento da mecanização do trabalho também é uma tendência. Na análise de Robin Murphy, professor de engenharia da Universidade do Texas, um grande número de robôs, drones e softwares substituirão muitos funcionários até o fim da década. O que inicialmente será apresentado como uma alternativa para evitar a contaminação das equipes de trabalho, logo se tornará uma tendência.

No mundo pós-pandemia, as máquinas tomarão as empresas e ainda é incerto como o ser humano reagirá a essa nova realidade. Algumas consequências prováveis são a valorização de profissionais com habilidades comportamentais, capazes de melhor coordenar equipes, e o grande espaço para profissionais de psicologia no atendimento de empresas.

Globalização

A atenuação da ameaça do COVID-19 não será o fim de todos os nossos problemas. Porém, algumas perspectivas são um pouco mais negativas, como a apresentada por Daniel Susskind, economista da Universidade de Oxford. Susskind vê o mundo pós-COVID com uma versão mais agravada dos mesmos problemas que tínhamos antes da pandemia.

Numa visão mais otimista, os países criarão ações coletivas de cooperação internacional. Dani Rodrik, especialista em política externa de Harvard, acredita que viveremos um processo de hiperglobalização. O processo que já ocorria através da internet agora será impulsionado pelas políticas internacionais implementadas durante a pandemia.

Tecnologia

No momento em que nos afastamos fisicamente uns dos outros, a tecnologia veio em nosso auxílio. Adaptamos nosso trabalho, estudo e até comemorações a um formato digital. Aumentamos nosso tempo online em mídias sociais, por elas nos aproximarem da vida em sociedade, mesmo que apenas virtualmente.

O mundo pós-COVID-19 será marcado pelo aumento da influência das redes sociais em nossa vida pessoal e profissional. Nossas interações serão mais virtuais, mas ainda precisaremos do fator humano em nossa comunicação nas redes.

Especialistas são unânimes ao afirmar que o trabalho remoto veio para ficar e o aplicativo Zoom seguirá em alta nos próximos anos. O executivo da McKinsey Global Institute, James Manyika, prevê um período de muito crescimento no setor de tecnologia, supervalorização das big techs e a ascensão de comportamentos digitais como trabalho e aprendizado remoto, serviços de tele-entrega e telemedicina, por exemplo.

Como está o seu inglês?

O mundo que emerge após a pandemia de COVID-19 é ainda mais globalizado e o inglês é sua língua oficial. Saber falar inglês é essencial para estudar, trabalhar e se relacionar. Já se perguntou como está o seu inglês?

O Challenge Centro de Idiomas é a escolha perfeita para você aprender inglês em aulas interativas com comunicação e gramática para você se comunicar com o mundo.

Matricule-se agora mesmo e conheça nossa plataforma online, o Going Global.