OS DESAFIOS DA EXPANSÃO INTERNACIONAL (GOING GLOBAL — TEXTO 2)

 

 


 

 

 

Na série Going Global, o Challenge apresenta dicas para você que é empreendedor ou aspirante a empreendedor, seja seu produto físico ou digital.

Expandir sua empresa ou marca internacionalmente é o objetivo de muitos empresários, mas esse processo envolve dificuldades específicas. Neste texto, reunimos algumas dificuldades que empresas podem enfrentar ao se expandirem e também as formas de lidar com esses desafios.

Competição local

“Por que um consumidor deixaria de comprar um produto local para comprar o seu produto?” Um empreendedor que sonha em expandir sua empresa deve se fazer essa pergunta constantemente.

Gigantes internacionais como Coca-cola ou Amazon têm grande facilidade para competir com o mercado local porque contam com uma imagem internacional bem estabelecida, além de verba para comunicação e a capacidade de oferecer grandes descontos.

No entanto, quando uma empresa de grande ou médio porte busca sua expansão, ela terá de competir em um cenário mais hostil. Uma solução possível é investir na relação entre sua marca e o público que pretende conquistar até o ponto em que ele sinta que sua empresa é tão confiável ou atrativa quanto uma empresa local.

Produtos localizados

Um erro grosseiro que muitas empresas cometem quando buscam expandirem-se é simplesmente revender a um novo público o mesmo produto que comercializavam em seu país de origem. Num mercado competitivo em que seu produto ou serviço pode estar concorrendo com empresas do mundo inteiro, conquistar e fidelizar seu cliente importa.

O mesmo processo de globalização que nos permite comercializar com empresas de diversos países também exige certa responsabilidade das empresas: adaptar-se às demandas e à realidade do consumidor.

Na prática, localizar o produto significa adaptar seu produto, a embalagem e o conteúdo de sua comunicação publicitária para melhor agradar um público específico. Esse processo pode ser muito dispendioso e exigirá testes com a população local.

Diferenças culturais

Empresas internacionais de sucesso já compreenderam a importância de contratar profissionais bilíngues, principalmente para postos em altos cargos. Não se trata de economia para não contratar tradutores, mas de uma preocupação com quem representará a empresa internacionalmente. Equipes bilíngues conseguem compreender e adaptarem-se mais rápido às culturas de outros países exatamente por não contarem com a barreira linguística.

Um ponto crucial quando falamos sobre a cultura de outro país é compreender que muito do que conhecemos sobre um país estrangeiro pode ser um estereótipo, não correspondendo à cultura real do país, ou pode não abranger as diferenças internas.

Adaptar-se muito mais aos costumes regionais do que nacionais é regra. Quem consegue compreender a visão do cidadão local prospera com mais facilidade.

Aos leitores gaúchos, pergunto: como se sentem quando vêem uma cuia de chimarrão numa propaganda? Por experiência, digo que a identificação é muito maior do que se a bandeira nacional aparecesse no anúncio.

Cada um tem seu ritmo

Quanto tempo você leva para confiar em uma marca? Essa relação cliente-produto varia muito de região em região, podendo ser mais rápida ou mais lenta.

Nos Estados Unidos, por exemplo, consumidores tendem a favorecer a relação custo-benefício. O mesmo acontece nas relações entre empresas e fornecedores, mais pragmáticas, voltadas ao interesse comercial.

Por outro lado, em países da América Latina, como o Brasil, os clientes desejam se relacionar com a marca, mais interessados no que a marca representa do que no benefício direto. Da mesma forma, as relações entre empresa e fornecedores no país são muito mais pessoais e exigem mais tempo para se estabelecerem.

Um inglês do tamanho da sua ambição

Aonde pretende chegar no mercado? Quanto pretende conquistar? O domínio da língua inglesa faz parte do seu caminho para o sucesso.

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola reconhecida por sua excelência de ensino e está preparada para ajudá-lo a conquistar um inglês do tamanho da sua ambição.

Conheça nossa escola e nossa plataforma online, o Going Global.