O SUCESSO DO CLUBHOUSE (E O QUE PODEMOS APRENDER COM ELE)

 


 

 

 

O Clubhouse é o novo aplicativo que vem lentamente ganhando influência desde seu lançamento em 2020. Enquanto alguns veem o Clubhouse como um mero competidor do Twitter, outros o veem como um conceito inteiramente diferente.

O Challenge separou tudo que você precisa saber sobre essa novidade e sobre como o aplicativo pode ser relevante para você e seu negócio.

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse permite aos usuários compartilhar áudios com outros usuários através de salas virtuais. O aplicativo já conta com mais de dois milhões de usuários ao redor do mundo e um valor de mercado de cerca de um bilhão de dólares.

Ao entrar no aplicativo, o usuário pode escolher entre diferentes salas virtuais. Ao entrar na sala, o áudio é imediatamente acionado. O criador da sala decide quem pode falar e os usuários interessados podem sinalizar que querem participar da discussão.

Conversas no Clubhouse abordam os mais variados temas, como na maioria das mídias sociais. A grande diferença do Clubhouse é que os usuários sentem que estão participando de uma conversa real, uma versão do Twitter no formato de um podcast interativo com moderador.

A principal razão do Clubhouse atrair tanta atenção é o fato de ele ser exclusivo. Só é possível participar de uma sala do Clubhouse ao ser convidado por outro membro. Outra forma de exclusividade é o fato de o Clubhouse estar disponível apenas para usuários de iPhone.

As vantagens do Clubhouse

O Clubhouse oferece oportunidade de se conectar com outros profissionais do mercado, assim como favorece o networking com grandes nomes. A exclusividade do Clubhouse limita o número de usuários, o que os torna mais próximos, como se fizessem parte de um mesmo clube — daí o nome do aplicativo.

A maior vantagem do Clubhouse no momento é a oportunidade de se conectar com alguns dos mais proeminentes empreendedores e líderes de empresariais de diversos setores. Nomes como Elon Musk, fundador da Tesla e da Space-X, participam da rede. Assuntos como “aumento de receita” e “empreendedorismo” estão entre os tópicos de sala de conversa do aplicativo.

Investir na criação de conteúdo para o Clubhouse pode ser a grande oportunidade do momento. Com menos diluição e maior alcance, devido ao baixo número de criadores de conteúdo na plataforma, no Clubhouse será possível construir uma rede de seguidores que competidores dificilmente alcançarão.

O Clubhouse proporciona uma nova forma de humanizar sua empresa aos olhos do público. As interações na plataforma, por serem através de mensagem de voz, acabam ganhando um toque muito pessoal. É mais fácil transmitir emoção através da voz e assim conseguimos estabelecer empatia através da comunicação.

Analisando o sucesso da plataforma

Todo mundo deseja que seu produto se torne um sucesso com o público e não há sucesso maior para um e-product do que se tornar viral. Analisar a trajetória de sucesso repentino do Clubhouse pode ser muito valioso para o seu empreendimento.

O Clubhouse deve seu sucesso a cinco características:

  1. Exclusividade

O principal apelo do Clubhouse é fazer o seu usuário se sentir especial por fazer parte do grupo de convidados ao clube. Ao limitar a oferta, o aplicativo aumentou a demanda dos usuários ávidos por fazer parte da plataforma.

  1. Relações de longo prazo com o cliente

As chances de crescimento do Clubhouse nos próximos anos são gigantescas. Porém, ao restringir a entrada de usuários, a plataforma faz com que esse processo ocorra lentamente, aumentando aos poucos a audiência de criadores de conteúdo. Não há sucesso repentino dentro do Clubhouse, apenas sucessos construídos, o que estende o tempo de permanência de usuários e criadores na plataforma.

  1. Autenticidade

Ao contrário da maioria das redes sociais, que permitem o compartilhamento de fotos e vídeos, o Clubhouse é centralizado em envio de áudios. Não há espaço para edição na plataforma, o que ouvimos é a voz real de usuários compartilhando seus pensamentos. O formato induziu os usuários a se comunicarem com uma autenticidade que não era mais vista nas redes dominadas por fotos e vídeos editados.

  1. Simplicidade

Enquanto empreendedores do mundo digital sonham em criar uma nova rede social que disponibilize todos os recursos possíveis e conte com a tecnologia mais avançada, o Clubhouse acertou justamente por escolher a simplicidade. Não há muitos recursos disponíveis no aplicativo, o que o torna mais prático e fácil de usar.

  1. Conexão humana

Por utilizar a voz como meio de comunicação na plataforma, o Clubhouse favorece um meio menos artificial de comunicação do que imagens ou a palavra escrita. Por ouvirmos diretamente a voz do outro usuário, nos conectados mais facilmente à sua personalidade.

E como anda o seu inglês?

Apesar do número de brasileiros usando o Clubhouse aumentar a cada dia, grande parte da rede de conteúdo do Clubhouse está em inglês.

Você perderia a oportunidade de participar da mesma conversa de Elon Musk ou os principais investidores americanos por não compreender o que eles falam? Está na hora de mudar isso.

No Challenge Centro de Idiomas nossos alunos aprendem inglês se divertindo em aulas que combinam comunicação e gramática. Venha conhecer o Challenge e a nossa plataforma digital, o Going Global.