CONQUISTANDO O MERCADO INTERNACIONAL


 

 

 

Levar sua marca ao exterior é o sonho de muitos empreendedores. Você não abraçaria essa chance se pudesse? O que nem sempre percebemos é que uma expansão internacional pode ser mais arriscada do que imaginamos.

O caminho para tornar-se global passa por estabelecer uma base de clientes, adequar-se às leis do país, encontrar parceiros confiáveis e adaptar-se aos costumes locais.

Nem todas as empresas físicas conseguirão se expandir para outros países. No entanto, a internet abriu possibilidades de empresas, marcas e indivíduos serem conhecidos globalmente.

Na série de textos Going Global, o Challenge apresenta dicas para você que sonha em empreender, ou que já é empreendedor, seja seu produto físico, digital ou físico comercializado digitalmente.

Crie uma imagem de marca

Uma das primeiras perguntas que você deve fazer é se sua empresa realmente é adequada para o mercado internacional. Podemos desejar que nosso produto ou serviço conquiste países inteiros, mas não há garantia alguma sem um bom planejamento e principalmente sem compreender o mercado de cada país.

Muitos empresários arriscam uma expansão internacional e acabam colocando a marca em risco. Diego Caicedo, co-fundador do OmniBnk, defende que é melhor servir bem a um país do que atuar não tão bem em vários. A qualidade do serviço é essencial para que sua marca crie e mantenha uma boa imagem.

O empreendedor precisa avaliar se a empresa está realmente preparada para crescer antes de criar sua estratégia internacional. Zoe Morris, presidente do Frank Recruitment Group, afirma que o empreendedor deve planejar com muita antecedência, monitorar sua parcela de mercado e tentar calcular se sua empresa conquistará esse espaço num mercado estrangeiro e se será capaz de criar novas oportunidades de expansão em longo prazo.

É importante salientar que o sucesso não será imediato. Por isso, o empreendedor precisa estimar seu gasto inicial e preparar-se para o impacto nas finanças.

Crie uma base de clientes

Uma das principais considerações a se fazer diz respeito ao seu produto ou serviço conseguir criar uma base internacional de consumidores. Um produto que vende bem em um país não tem garantia de vender bem em outros.

Algo parecido ocorreu com a gigante Starbucks em Israel. O país conta com uma grande diversidade de fornecedores de grão de café de diferentes regiões, por isso o consumidor estava acostumado a uma variedade tão grande de sabores que não foi atraído pela presença da Starbucks no mercado. O resultado foi a saída da empresa do país.

Estude o mercado, mas também entenda a cultura

Pesquisar sobre a cultura do país para o qual você planeja expandir seu negócio é um dos passos preliminares para o empreendedor. É preciso compreender os rumos do país em termos culturais e não apenas econômicos.

Um exemplo recente foi a campanha de 2017 da Coca-Cola na Arábia Saudita. A propaganda apresentava um pai ensinando a filha a dirigir pela estrada do deserto enquanto dividiam o refrigerante. A cena pode nos parecer banal, mas a campanha foi veiculada exatos dois meses depois de a lei saudita permitir que mulheres dirijam.

Por ser o primeiro retrato de uma mulher saudita dirigindo a ser veiculado no país, o anúncio rapidamente tomou as redes e foi assistido diversas vezes. O sucesso gigantesco dessa campanha deve-se ao fato de a empresa ter compreendido a cultura do país e o avanço recente que a nova lei representava.

Sonhando em conquistar o mundo?

O Challenge Centro de Idiomas é o lugar ideal para você aprender inglês enquanto planeja sua expansão para o mercado exterior.

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