BRASILEIROS NO EXTERIOR: IRLANDA


 

 

 

Terra dos campos verdes, do leprechaun e da cerveja Guinness, a Irlanda é conhecida internacionalmente por esses e outros tesouros. A cultura do país é facilmente reconhecida no mundo inteiro por sua vivacidade, simbolismo e a cor verde, símbolo da nação. O que poucos sabem é que a Irlanda também é conhecida como o lar de muitos brasileiros.

A República da Irlanda divide sua ilha com a Irlanda do Norte, país que faz parte do Reino Unido. Independente do domínio britânico desde 1921, a Irlanda tem uma população de pouco menos de cinco milhões de habitantes e utiliza o euro como moeda.

A Irlanda atrai a atenção de jovens do mundo todo por oferecer bolsas de estudo, assim como a busca do país por talentos internacionais aumenta as chances de imigração para brasileiros. Após o Brexit, a saída do Reino Unido da União Européia, a Irlanda tornou-se o principal país falante da língua inglesa a fazer parte da União Européia, o que torna o país extremamente atrativo para estrangeiros que desejam morar em um país falante da língua.

Além de ter uma política de imigração bem mais flexível do que seu vizinho, o Reino Unido, a Irlanda exige um valor mínimo de três mil euros para entrar no país — enquanto o Reino Unido exige cerca de sete mil, por exemplo.

A comunidade de brasileiros na Irlanda não para de crescer. Segundo o último censo (de 2016) cerca de quinze mil brasileiros vivem no país. Esse número aumenta para 25 mil se considerarmos os brasileiros registrados como estudantes no país. A população brasileira na Irlanda é de maioria jovem, com uma média etária de 29 anos. Devido ao alto custo de vida no país, a maioria dos brasileiros mora em imóveis alugados e divide o aluguel com terceiros, geralmente outro brasileiro que se encontra na mesma situação.

Quase um quinto dos brasileiros no país trabalha em bares e restaurantes, atuando como garçons, auxiliares ou chefes de cozinha. A demanda por profissionais de TI na Irlanda vem crescendo muito além da oferta nas últimas décadas, atraindo imigrantes de vários países. Atualmente, os brasileiros são responsáveis por cerca de 10% da força de trabalho no setor.

Por que os brasileiros gostam tanto da Irlanda? Em primeiro lugar, os irlandeses são conhecidos por serem hospitaleiros, além disso, cidades como Dublin e Cork já foram eleitas as mais simpáticas do mundo. Da mesma forma, as belas paisagens do país encantam os olhos, com castelos medievais, catedrais antigas e formações rochosas.

A Irlanda conta com algumas das cem melhores universidades do mundo, como a Trinity College de Dublin. A grande vantagem de estudar no país é a flexibilidade das leis em relação ao visto de trabalho. Alunos matriculados em qualquer curso na Irlanda com mais de 25 semanas de duração, incluindo curso de idiomas, podem trabalhar meio período ou tempo integral nas férias.

No entanto, no ano de 2020 muitos alunos em intercâmbio relataram problemas com desemprego e falta de suporte de escolas e autoridades. Isso se deve à recessão que a Irlanda enfrenta como consequência da crise de COVID-19. O cenário certamente será diferente com o reaquecimento da economia nos próximos anos.

Pensando em conhecer a Irlanda? Seja para uma viagem com a família ou um intercâmbio de estudo, está na hora de colocar seu inglês em dia.

O Challenge Centro de Idiomas é o lugar ideal para você aprender inglês enquanto planeja sua viagem pós-pandemia. Nossos alunos aprendem inglês em aulas interativas que combinam conteúdo e comunicação para você se sentir em casa em qualquer lugar do mundo.

 

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.