CAFÉ DA MANHÃ NA INGLATERRA (FULL ENGLISH BREAKFAST)

 

Terra da rainha, do Big Ben e dos volantes no lado esquerdo, o Reino Unido não cansa de nos encantar. O que nem todos sabem é que os britânicos tratam seu café da manhã como a refeição mais completa do dia. Os ingredientes variam de acordo com a região e com o gosto de cada um, mas o que surpreende é o fato de o café da manhã britânico mais parecer um almoço.

Trazemos aqui os componentes tradicionais de um café da manhã completo, assim como alguns componentes opcionais que você encontra na mesa dos britânicos. Os mais aventureiros podem tentar preparar esse café da manhã em casa.

O que é essencial

Um café da manhã tradicionalmente britânico é geralmente preparado numa frigideira, onde os ingredientes são adicionados, misturados e aquecidos até o ponto de servir. Nessa refeição, as carnes são indispensáveis. A combinação de linguiça suína e bacon está presente na maioria das variações de café da manhã que se encontra pelo país. Os britânicos colocam as linguiças inteiras na frigideira enquanto vão adicionando os demais ingredientes.

Comer feijão pela manhã pode parecer exótico para nós, brasileiros, porém, feijões são a base do café da manhã inglês. Geralmente misturados com legumes, os feijões dão sustentação ao prato. Já os tomates podem parecer opcionais, mas com certeza não são. É o sabor doce e ácido de tomates fritos que equilibra a gordura das carnes que compõem o prato. Tomates são cortados em rodelas e adicionados à frigideira com bacon, linguiça e um toque de pimenta-do-reino.

Depois que as linguiças, o bacon e o feijão estão prontos, a frigideira dá lugar às fatias de pão. Em vez de pão torrado, os ingleses preferem pão frito em manteiga e gordura de bacon. Por fim, eles acrescentam ovos mexidos ao pão. Os britânicos comem em média de dois a três ovos no café da manhã.

Um acompanhamento tradicional ao café da manhã é chá preto, muitas vezes servido com leite. Já o prato principal pode ser complementado por vinagre ou ketchup a gosto.

O que é opcional

Há uma grande variedade de ingredientes que podem entrar para a frigideira na hora de preparar um Full English Breakfast. Os britânicos não são estranhos a ingredientes mais exóticos como peixe e miúdos.

O acréscimo mais recorrente talvez seja black e white pudding. Apesar do nome, black e white pudding são tipos de linguiças típicas do Reino Unido. Black pudding é muito similar ao que chamamos de morcilha no Brasil, por ser feito de gordura de porco e sangue, o que lhe confere sua cor escura. Enquanto o white pudding é uma linguiça muito similar ao black pudding, mas sem sangue, por isso contém mais gordura e sua cor é esbranquiçada.

Outros acréscimos comuns à refeição são rins de cordeiro, fritos em manteiga; arenque defumado, misturado com os ovos; cogumelos com bacon; e batatas.

Você deve estar se perguntando: o que eles comem no almoço depois de comer tudo isso no café da manhã? Culturalmente, os britânicos preferem um café da manhã reforçado e um almoço mais leve, podendo chegar a uma maçã ou sanduíche.

Gostaria de conhecer o Reino Unido?

E você, já pensou em provar um café da manhã britânico de verdade enquanto conhece Inglaterra e Escócia? A pandemia adiou muitos planos, mas por que você não colocar seu inglês em dia no Challenge enquanto planeja sua viagem para o Reino Unido?

Invista no seu crescimento pessoal estudando inglês no Challenge Centro de Idiomas. Há mais de trinta anos, nossos alunos consolidam o aprendizado de gramática através de prática em sala de aula e se comunicam com o mundo.