COMO A MÚSICA PODE TE AJUDAR A APRENDER INGLÊS

A música nos motiva, melhora nosso dia e aquece nosso coração. O que muitos alunos descobrem é que a música não faz só bem para a alma: ela também pode te ajudar a aprender inglês. Só que não adianta trocar seu curso de inglês por uma assinatura do Spotify. Quem quer aprender precisa ter método.

Pensando na sua vontade de aprender ouvindo música, o Challenge separou um conjunto de dicas para ajudá-lo a aprimorar seu inglês enquanto se diverte ouvindo suas músicas prediletas.

As vantagens de aprender através da música

Quando gostamos de uma música, sentimos que podemos ouvi-la repetidas vezes, sem nunca nos cansarmos. Ou então, ouvimos uma música tantas vezes que chegamos a decorá-la. É justamente por isso que aprender com músicas é tão vantajoso. Por ouvirmos tantas vezes e por prestarmos muita atenção na letra da música, fica mais fácil memorizar palavras, frases e estruturas.

Nosso cérebro se encanta com o ritmo, o tom e a batida; cabe ao aluno associar a essa memória a letra e o significado. Isso quer dizer que devemos ouvir de forma ativa, estudar a letra, saber o que cada frase significa. É normal encontrarmos gírias em músicas, por isso não se surpreenda e entenda que esse tipo de fala tem seu contexto, mas não se aplica à língua formal.

A música ajuda o aluno a familiarizar-se com o som do idioma. Ela treina nosso listening, a habilidade de compreender o que ouvimos, mas também pode influenciar o nosso speaking, a habilidade de fala. Para isso, o aluno deve praticar cantando a música. Não se preocupe tanto em ser afinado, isso não faz diferença para o nosso objetivo.

O importante é que você pronuncie as palavras de forma correta, imitando a mesma pronúncia que ouve na música. Esse tipo de exercício ajuda a decorar a pronúncia correta e treina o músculo da face. Essa memória muscular faz com que o mesmo movimento e, nesse caso, a pronúncia se tornem automáticos.

Divirta-se enquanto aprende

A vantagem de aprender ouvindo música é que essa é uma atividade que você pode fazer em seu tempo livre, ou até mesmo em momentos em que seria difícil estudar, como ao dirigir o carro, ou no transporte público. Cada minuto ajuda no seu aprendizado.

Ouvirmos uma música de que gostamos influencia nosso humor e aumenta nossa sensação de bem-estar. Quando temos essas sensações enquanto aprendemos, nosso cérebro cria uma memória afetiva, o que retém a informação por mais tempo e com mais detalhes.

Por fim, suas músicas preferidas também são um assunto interessante para conversar com seus amigos em inglês. O mundo da música é tão rico que você sempre terá uma novidade para conversar: músicas, shows e videoclipes.

Escolha a música certa

Não adianta só ouvir música, você precisa escolher a música certa. O mais importante é que você estude com músicas do seu gosto, já que músicas que não o atraem não vão conseguir manter o seu interesse. Mas tome cuidado com músicas de linguagem difícil ou muito rápidas; elas não são interessantes para o seu estudo.

Esteja atento para que a música tenha uma letra interessante para ser estudada. Nem todas as músicas seguem uma história de início, meio e fim. Há muito espaço para poesia e subjetividade. Gírias e expressões regionais são recorrentes, mas não se preocupe com isso: muitas vezes, em casos assim, nem falantes nativos entendem a letra.

O que o Challenge faz por você

No Challenge Centro de Idiomas, nossos alunos aprendem com aulas divertidas que combinam comunicação, gramática e musicalidade. Há mais de trinta anos a escola forma alunos para se comunicarem com o mundo.