PERCA O MEDO DE FALAR INGLÊS COM TRÊS DICAS

 

 

 

 

 

Você já sentiu vontade de entrar em uma conversa em inglês, mas ficou com medo? Só quem já passou por isso sabe o quanto é frustrante. Chegou a hora de colocar em prática o inglês que você já sabe. Para isso o Challenge vai te ajudar a perder o medo de falar em inglês com três dicas simples.

1) Fale, fale e… fale

Você tende a se enrolar no português quando precisa apresentar um trabalho, participar de uma reunião ou mesmo conversar com um desconhecido? Provavelmente seu problema não está relacionado ao inglês, mas simplesmente ao ato de falar em público.

Algumas pessoas se comunicam muito bem pela escrita, mas não possuem a mesma habilidade na hora de falar. A fala exige um raciocínio mais rápido, mas permite que sejamos mais redundantes; já a escrita, por ser um processo planejado, precisa ser mais concisa. A solução para isso independe do idioma: treinar a fala.

Fale em inglês, em voz alta, sempre que puder: fale sozinho, fale com o espelho, mande áudios para si mesmo, replique seus pensamentos em voz alta, planeje a agenda da semana em voz alta ou narre algum evento de sua vida para si mesmo. Com o tempo, você tenderá a encadear melhor as frases, modular melhor a voz, achar a velocidade mais apropriada para cada conversa, enfim, conversará com muito mais segurança e naturalidade.

Mas não pare por aí. Aproveite para avaliar os treinos e busque por dificuldades recorrentes. Somente na prática você conseguirá identificar a raiz desses problemas e concentrar seus estudos na solução: vocabulário, tempo verbal ou estrutura frasal, por exemplo.

2) Entrevistas e talk shows podem ajudá-lo mais do que imagina

Diferentemente de um filme, por exemplo, na entrevista quem responde é uma pessoa real, não um personagem, o que torna o modo de falar espontâneo. Por isso, escolha uma celebridade que você admira (por ser um ator, cantor, esportista…) e busque por entrevistas e participações em talk shows. A única regra é que essa entrevista seja em inglês. Há muitas entrevistas disponíveis gratuitamente na internet, algumas bem curtas, entre cinco e dez minutos.

Na prática, o que você precisa fazer é prestar muita atenção no entrevistado. Se não entender muito do vocabulário, não se preocupe tanto: o importante aqui é assimilar o jeito de falar, as pausas, a naturalidade do entrevistado, entonação e cadência. Para isso, assista a várias entrevistas da mesma celebridade e tente imitá-la, repita as mesmas frases, treine o mesmo sotaque, até o ponto em que você poderá se imaginar sendo o entrevistado.

É importante salientar que esse é apenas um exercício, mas pode te ajudar muito a criar confiança na hora de se expressar. Se você está começando a estudar inglês agora, seguir essa dica pode ser um pouco difícil. Ela é mais apropriada aos alunos de nível avançado.

3) Fale do que te empolga

Para falar bem, também é preciso encontrar o assunto certo. Quando falamos sobre algo que nos empolga, nos sentimos mais motivados e fazemos de tudo para conseguir expressar nossas ideias.

Nossa dica final é: busque falar sobre aquilo que você correria para contar para outra pessoa. Quando encontramos o assunto certo, concentramos nossos esforços e não nos preocupamos com o que os outros podem pensar sobre nós. Nosso foco está na mensagem e a timidez desaparece.

É claro, pode acontecer de faltar vocabulário na hora de falar sobre um assunto tão específico. De preferência, estude um pouco de vocabulário antes de iniciar a conversa. Se ainda assim o branco acontecer, tente explicar aquela palavra e siga interagindo. É comum esquecermos as melhores palavras na hora de falar, até mesmo em português. O mais importante é comunicar suas ideias de forma que o outro o compreenda.

Como o Challenge pode te ajudar?

Nosso método de ensino desenvolve a comunicação sedimentada na gramática em um ambiente que proporciona bem-estar e segurança para nossos alunos se expressarem com liberdade e superarem suas dificuldades. Há mais de trinta anos, o Challenge Centro de Idiomas oferece um ensino humanizado em que o aluno é nosso protagonista.