E SE MINHA ENTREVISTA DE EMPREGO FOR EM INGLÊS?

 

 

 

 

O ano de 2021 será marcado pela recuperação da economia global. Com o mercado de trabalho reaquecendo, empresas do mundo todo se preparam para seus processos seletivos. Talvez você seja um dos profissionais em busca de vaga nas multinacionais e está se preparando para a entrevista de emprego… mas e se a entrevista for em inglês?

Selecionamos quatro perguntas frequentes para ajudá-lo a se preparar para esse momento. Boa leitura e boa sorte!

  1. Tell me about yourself.

É comum entrevistadores começarem com uma pergunta aberta. A intenção é fazer o candidato se sentir mais confortável durante a entrevista. “Fale sobre você” pode parecer uma pergunta difícil se você não está acostumado a falar sobre si mesmo. A pergunta é uma forma de o entrevistador ter um vislumbre de sua personalidade e analisar se seu perfil se encaixa com o da empresa e da equipe.

Uma boa sugestão de resposta é dividir com o entrevistador alguns de seus interesses pessoais, até mesmo alguns que não se relacionam com a carreira tanto assim. De preferência, finalize a resposta de maneira positiva, falando de seus objetivos futuros.

  1. What are your main strengths and weaknesses?

A pergunta “Quais são suas principais forças e fraquezas?” esconde duas armadilhas. Falar de suas forças pode fazer o candidato ser muito modesto ou exagerar em suas qualidades. Enquanto que falar sobre suas fraquezas precisa ser feito com cuidado para não atrair suspeitas sobre suas habilidades.

Ao perguntar sobre suas forças, o entrevistador busca conciliar suas credenciais com as habilidades necessárias para a vaga. Durante a resposta, descreva, sem exageros, suas qualidades que melhor se encaixam nos requisitos para a vaga, principalmente aquelas que possam ser comprovadas, como cursos e especializações.

Ao perguntar sobre suas fraquezas, o entrevistador busca saber se você é capaz de lidar com adversidades e superar desafios. Por isso, responda de forma positiva, deixando claro que você já está trabalhando em seu ponto fraco, que ele não é insuperável. Uma sugestão é mencionar alguma fraqueza que você já tenha superado, como prova de sua capacidade de resiliência.

  1. Where do you see yourself in 5 years?

Não vá à entrevista de emprego sem antes ter pensado no que deseja para o seu futuro. As chances de ser perguntado sobre suas intenções futuras são muito grandes. A pergunta “Onde você imagina estar em cinco anos?” é uma forma de o entrevistador avaliar se seus objetivos profissionais coincidem com os objetivos da empresa.

É importante que você seja sincero em sua resposta e ao mesmo tempo relevante para o cargo que almeja ocupar. Não adianta falar sobre planos pessoais que não tenham relação com a vaga pela qual está interessado.

Tome cuidado para não ser muito vago em sua resposta, ou o entrevistador pode imaginar que você não está tão interessado naquele cargo ou está escondendo algum outro plano futuro. Uma dica para tornar sua resposta mais sólida é comunicar seus planos com clareza, mencionando ações concretas e resultados pragmáticos.

  1. Why should we hire you?

Por que deveríamos contratar você?” é uma pergunta bem direta. Se o entrevistador partir para ela, não se sinta intimidado e responda com sinceridade. É importante lembrar que toda empresa contrata para um objetivo, nem que seja apenas o de aumentar as vendas. Se você conhece bem o perfil da empresa, não será difícil conhecer esse objetivo. Uma boa sugestão de resposta é conciliar sua trajetória pessoal e suas habilidades à solução que a empresa deseja.

O que o Challenge faz por você

Preparando-se para uma entrevista de emprego em inglês? O Challenge Centro de Idiomas te dá segurança para responder a essas e outras perguntas em inglês, com naturalidade, desenvoltura e criatividade. Há mais de trinta anos formamos alunos para se comunicarem com o mundo.