SEU INGLÊS ESTÁ TRAVADO?

 

 

 

Você sempre sonhou em falar inglês, mas nunca procurou um curso? Ou frequentou um curso até perceber que estava ficando difícil e desanimou? Na vida de todo estudante chega aquele momento em que ele pensa “inglês não é para mim”.

A verdade é que todos podem aprender inglês. Por isso nós separamos cinco dicas para você que precisa de um empurrãozinho para começar (ou voltar) a estudar inglês.

  1. Caminhar antes de correr

Você consegue se lembrar de quando aprendeu a ler, andar de bicicleta ou tocar um instrumento musical? Todo processo de aprendizado leva tempo; aprender uma língua não seria diferente.

O início do aprendizado é sempre mais difícil porque ainda não temos bases ou referências. À medida que começamos a estudar inglês, algumas palavras, frases e estruturas se tornam automáticas e nosso aprendizado se torna mais leve. O que parecia um conjunto de palavras desconexas começa a revelar-se em uma ordem lógica e compreensível.

  1. Não é uma competição

Aprender não é um esporte competitivo, é um processo de autodesenvolvimento; por isso, comparar-se com um colega nunca é produtivo. Não podemos avaliar nosso aprendizado pelo desenvolvimento de outra pessoa porque cada aluno é único e aprende de um modo diferente.

Alguns têm mais facilidade em se comunicar, outros têm um pensamento muito lógico e assimilam a gramática com mais facilidade. Cada um tem seu ritmo e é muito importante que você saiba compreender e respeitar o seu.

  1. Procrastinar não ajuda

Assistir a séries ou jogar videogame pode ser divertido, mas não vai te ajudar a aprender inglês — no máximo conseguimos adquirir algumas palavras novas em nosso vocabulário. Não se aprende com joguinhos: aprende-se com pessoas.

Aprender uma nova língua exige estudo e comprometimento, o que não significa que isso não possa ser feito de maneira divertida. É preciso saber conciliar diversão e aprendizado em vez de simplesmente buscar entretenimento. Dedique seu tempo livre a esse tipo de atividade, sem confundi-lo com o tempo de estudo.

  1. A novidade para manter o interesse

Toda novidade nos parece interessante e é por isso que geralmente começamos a aprender inglês com muita energia. Conforme prosseguimos a rotina de aulas e encontramos dificuldades, deixamos de sentir a mesma motivação. Isso acontece porque nosso cérebro precisa da sensação de conquista para manter nosso interesse.

A melhor solução é dividir seus objetivos em metas menores, mais fáceis de alcançar. “Falar inglês” é algo muito amplo. Que tal “saber fazer meu pedido num restaurante”, por exemplo? Com esse tipo de divisão, nosso cérebro tem mais facilidade em marcar nosso progresso, aumentando a satisfação do processo de aprendizado.

  1. Teste seu conhecimento

Só temos certeza de que aprendemos algo quando esse conhecimento é colocado em prática. Nossa sugestão é que você teste desde já aquilo que sabe. Por exemplo, se você acha que consegue manter um diálogo em inglês, converse com alguém por poucos minutos. Em seguida, desafie-se e mantenha a conversa o máximo possível.

E se surgirem dúvidas na hora de colocar em prática? Encare esses momentos como uma oportunidade de identificar suas verdadeiras dificuldades e erros mais comuns. Em sua próxima aula, converse com seu professor e divida suas dúvidas com ele.

Como Challenge pode te ajudar

Pensando em nossos alunos, há mais de trinta anos o Challenge Centro de Idiomas oferece uma educação humanizada em um espaço que gera bem-estar.

No Challenge combinamos esse esforço com a leveza de nossas aulas. Ensinamos inglês através da comunicação sedimentada na gramática, ou seja, nosso aluno consolida o aprendizado conforme pratica em sala de aula e se comunica com o mundo.

Esperamos você no Challenge Centro de Idiomas.