5 FATOS SOBRE A MONARQUIA BRITÂNICA

 

 

 

O sucesso recente da série The Crown (Netflix) despertou o interesse de muitos fãs para o Reino Unido e a família real, em especial a Rainha Elizabete II. Se você já assistiu à série ou está planejando fazer uma maratona nas férias, fique atento porque selecionamos para você algumas curiosidades indispensáveis sobre a monarquia britânica.

O que é uma monarquia constitucional?

Quatro países formam o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), compartilhando o mesmo sistema de governo chamado de monarquia constitucional. Na prática, isso significa que o país tem um monarca, atualmente a rainha Elizabete II, como chefe de estado subordinado às leis da nação.

O poder de criar e votar leis, no entanto, fica a cargo de um parlamento eleito pelo voto popular. Esse mesmo parlamento é responsável por eleger o primeiro-ministro, que assume as atribuições de chefe de governo de seu respectivo país. Esse sistema se aplica a todos os países que reconhecem a rainha Elizabete II como sua soberana.

Rainha do Reino Unido (e de outros 15 territórios)

Normalmente vemos a família real ser relacionada ao Reino Unido, local onde residem. No entanto, a rainha Elizabete II é a soberana de outras 15 nações, incluindo Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica e Bahamas.

Em 1952, ano em que a rainha Elizabete II subiu ao trono, ela reinava sobre sete estados independentes (incluindo África do Sul, Paquistão e Ceilão). Ao longo de quase setenta anos de reinado, muitas mudanças aconteceram no cenário internacional. Hoje, a rainha é a soberana de dezesseis nações das 54 que compõem a chamada Commonwealth (comunidade de ex-colônias britânicas, hoje nações independentes).

Quais são as atribuições da rainha?

A rainha é a Chefe de Estado, ou seja, ela é responsável por assinar tratados internacionais, declarar guerra e convocar ou dissolver o parlamento. Mas todas essas ações se dão através de recomendações ao gabinete que comanda o parlamento britânico.

A posição da rainha exige que ela não interfira em assuntos internos do país, como as eleições para o parlamento, permanecendo sempre neutra em respeito à vontade popular. A rainha também mantém uma relação direta com o primeiro-ministro, recebendo-o regularmente para audiências.

Dois aniversários

A rainha Elizabete II nasceu no dia 21 de abril, mas seu aniversário só é oficialmente comemorado no segundo sábado de junho. O verdadeiro motivo para isso é o clima britânico.

A tradição começou em 1748 com o rei George II. Por ter nascido em novembro, mês que marca o início do inverno no hemisfério norte, o rei decidiu criar uma data oficial para o aniversário real. A intenção era de manter a celebração durante o verão, estação mais propícia para os desfiles que acompanham a festa.

A rainha não tem passaporte

A rainha é uma das únicas pessoas no mundo a não necessitar de passaporte para viajar. Isso ocorre porque o passaporte britânico é emitido aos cidadãos “em nome de Sua Majestade”, ou seja, a rainha não poderia ser a garantia de seu próprio passaporte.

Por outro lado, os demais membros da família real possuem passaporte, incluindo o Duque de Edimburgo e o Príncipe de Gales, respectivamente o consorte-real e o príncipe-herdeiro.

Depois dessas curiosidades, que tal começar a planejar uma visita ao Reino Unido e conhecer mais de perto o charme da monarquia britânica, com seus castelos, parques e lojas? Invista no seu crescimento pessoal estudando inglês no Challenge Centro de Idiomas.

Somos exatamente o que você precisa para preparar seu inglês para aquela viagem pós-pandemia. Há mais de trinta anos, nossos alunos aprendem com desenvolvimento integral de capacidades linguísticas, comunicação e cooperação interpessoal.