5 DICAS PARA MANTER O INGLÊS EM DIA NAS FÉRIAS

 

 

As férias de verão estão aí e tudo o que você quer é descansar um pouco depois do ano de 2020, mas passar meses sem prática pode enferrujar o seu inglês um pouquinho… Por isso, elencamos cinco dicas práticas para você manter seu inglês em dia enquanto se diverte neste período de férias. Se você está há algum tempo longe da sala de aula, por que não aproveita as férias para fazer um aquecimento antes de voltar a aprender inglês neste ano?

  1. Filmes, séries e livros

As férias se aproximavam e você já pensava “está na hora de colocar as séries (ou a leitura) em dia”. Se você vai dedicar um pouco das férias para o entretenimento, que tal investir esse tempo mantendo contato com o inglês?

Assistir a uma série sem legenda (ou com legendas e áudio em inglês) pode ajudar a manter vivo seu vocabulário, sem falar na possibilidade de ouvir a pronúncia de pessoas diferentes em situações diversas. O mesmo vale para a leitura: ninguém chega até o fim de um livro em inglês sem ter aprendido um conjunto de palavras novas.

  1. Dedique-se a um hobby

Aprender algo novo nas férias é sempre interessante e especialmente prazeroso se for algo de seu interesse. Dedicar-se a um hobby pode ser uma boa alternativa para ocupar-se nas férias, mas você já pensou em estudar esse hobby em inglês?

Descubra todo o material em inglês disponível na internet sobre seu hobby e esforce-se para decifrá-lo. Se uma palavra é desconhecida, procure no dicionário; se está muito difícil entender um vídeo, procure um vídeo similar em português e compare. O processo pode ser mais difícil do que parece, mas você não desistirá enquanto estiver interessado por seu novo hobby.

  1. Comece um diário

Normalmente pensamos em diários como algo da adolescência. A verdade é que diários foram usados ao longo da história para registrar viagens, entrevistas e eventos relevantes. Um diário nesse formato pode ser muito interessante como forma de documentar o que aconteceu no seu dia. O desafio aqui é escrever apenas em inglês.

Uma alternativa para quem não gosta da ideia do diário pode ser a criação de uma agenda. Então, em vez de escrever o que aconteceu no seu dia, escreva sobre o que irá acontecer. Em vez de anotar “reunião ao meio-dia”, escreva “meeting at noon”, por exemplo.

  1. Acompanhe as notícias

Todos nós temos temas de interesse, seja celebridades, política, entretenimento ou algo diferente e muito provavelmente você dedica alguns minutos do seu dia a ler notícias sobre esse assunto. Por que não dedicar esse tempo a ler ou assistir às notícias em inglês?

Mesmo quando as férias acabarem, reserve um momento da sua semana para pesquisar sobre sua área profissional em língua inglesa. Além de manter-se bem informado, você aumentará seu vocabulário.

  1. Interaja com pessoas reais

Interagir com outras pessoas é parte do que nos faz humanos. No último ano reaprendemos a interagir, conversando através da internet, uma alternativa para não perder contato com parentes, amigos, clientes e funcionários. Criamos até mesmo festas em formato de live.

Nossa última dica é um convite: desafie-se a fazer um desses encontros em inglês. Reúna os amigos e proponha que a única regra será todos falarem apenas em inglês e o primeiro a falar em português pagará uma prenda (que deve ser pré-determinada pelo grupo).

Se uma reunião de amigos não está em seus planos, por que não aproveita para conversar com um parente ou amigo próximo sobre seu novo hobby? A única regra é que parte dessa explicação deve ser em inglês, nem que seja apenas dividir um pouco do vocabulário com essa pessoa. 

Mesmo nas férias, reserve um tempo para ao menos uma dessas atividades todos os dias. Se for seguir uma dica ou as cinco, o mais importante é definir um objetivo, manter o foco e não desistir, aproveitando para se divertir no meio-tempo.

Mantenha o inglês em dia nas férias e comece 2021 com o pé direito: venha estudar no Challenge Centro de Idiomas. Há trinta anos, nossos alunos têm um desenvolvimento integral, com o ensino de inglês fundamentado em valores.