5 CANÇÕES DE NATAL MAIS POPULARES EM INGLÊS

 

 

Já está chegando o Natal, época de celebrar em família. Apesar de ter o mesmo significado em todos os países, o Natal no hemisfério norte é marcado pelo inverno, brincadeiras na neve e histórias do Papai Noel e suas renas. Mas, acima de tudo, a festividade é marcada por suas músicas.

As primeiras canções

A tradição das canções natalinas começou muito longe da Inglaterra e muito antes de existirem os Estados Unidos. Na verdade, a primeira canção de Natal foi chamada de “Hino dos Anjos” e composta no ano 129 d.C. Era uma música religiosa composta em latim, como era o costume da época.

Mais músicas natalinas foram compostas ao longo dos séculos, sem ganhar muita popularidade porque a maioria do público não compreendia latim. Tudo mudou quando São Francisco de Assis criou o Auto de Natal, uma apresentação recriando cenas natalinas acompanhadas de música. O sucesso dos autos deveu-se principalmente pelas músicas em língua popular. A ideia rapidamente se espalhou da Itália por toda a Europa.

Os primeiros corais

Inicialmente, os autos eram apresentados em igrejas na véspera de Natal. A tradição foi brutalmente atacada na Inglaterra quando Oliver Cromwell proibiu cantos e corais no século XVII. A solução encontrada para manter viva a tradição foi cantar em segredo, dentro da própria casa, ou bater de porta em porta, oferecendo-se para cantar na casa de um vizinho. Assim nasceu o modelo de corais natalinos que se espalhou pela Inglaterra e países falantes da língua inglesa.

A composição da maioria das canções que conhecemos remonta à Inglaterra do século XIX. As canções natalinas começam a ser cantadas durante o Advento, o período que abrange os quatro primeiros domingos antes do Natal e se estende até o fim das celebrações natalinas, o Dia de Reis, em 6 de Janeiro.

As cinco canções mais famosas

Separamos aqui as origens das cinco canções mais cantadas em inglês. Você conhece alguma? Por que não experimenta cantar uma, ou todas, com sua família? Ainda dá tempo de treinar antes do Natal.

  1. We Wish You a Merry Christmas

A música reflete a tradição natalina de distribuir presentes aos membros de corais que iam de casa em casa para cantar. A expressão “figgy pudding” usada na letra não se refere especificamente a um pudim de figo, mas a bolos ingleses, tradicionais na ceia de Natal.

  1. Silent Night

Conhecida em português como “Noite Feliz”, a música esconde uma história impressionante. A música foi composta como um poema por um padre na Áustria depois do órgão de sua igreja estar quebrado. Sem ter como tocar o órgão na véspera de Natal, ele escreveu “Stille Nacht” para que pudesse ser cantada mesmo sem música.

“Silent Night” foi composta em 1816 e traduzida do alemão para o inglês quarenta anos depois. Hoje ela segue uma das mais conhecidas músicas natalinas no mundo.

  1. Good King Wenceslas

Apesar de estranha, essa canção de Natal, escrita em 1853, conta a história de “Good King Wenceslas” (“o bom Rei Venceslau”, em tradução livre) que saía de casa nos dias de tempestades de neve para auxiliar os pobres em meio ao frio.

Na verdade, o chamado “rei” nunca vestiu a coroa. Wenceslau I foi Duque da Boêmia, hoje parte da República Checa. Amado por seus súditos por sua bondade e seus atos de caridade, Wenceslau I foi postumamente lembrado como rei, dando origem à canção natalina.

  1. God Rest You Merry Gentlemen

Pouco conhecida no Brasil, essa música é uma das mais antigas e mais populares canções de corais. Ela se originou na Inglaterra do século XVI e ganhou popularidade por retratar a história do nascimento de Jesus.

  1. Jingle Bells

Pouca gente sabe, mas “Jingle Bells” não foi originalmente escrita para o Natal, mas para o Dia de Ação de Graças. A primeira versão da música foi escrita em 1850 e desde então se mantém a mais popular canção de Natal.