TOP 5 CLÁSSICOS DE NATAL

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mal começa dezembro e as decorações do shopping nos lembram que o Natal se aproxima. Com uma rotina agitada, muitas vezes não conseguimos entrar em clima natalino até próximo da véspera. Foi pensando na preparação para o Natal que selecionamos cinco clássicos de temática natalina para você se aventurar na leitura neste mês de dezembro. Já pensou em se desafiar e ler ao menos um deles em inglês?

“A Christmas Carol” (Charles Dickens) — 1843

“Um Conto de Natal” (às vezes traduzido como “Uma Canção de Natal”) é o maior clássico natalino e não poderia ficar de fora de nossa lista. A escrita de Dickens e seu vocabulário podem ser mais difíceis a um leitor iniciante, porém, há várias edições da obra adaptadas a diferentes níveis de leitura.

A história do conto gira em torno de Scrooge, um velhinho cabeça-dura e avarento que não se importa com seus funcionários ou parentes, ignorando por completo a pobreza que aflige a família de Bob Cratchit, seu secretário. O Natal para Scrooge não passa de uma farsa sentimentalista. Mas suas crenças mudam quando o fantasma de seu antigo sócio, Jacob Marley, vem visitá-lo na véspera de Natal.

Marley alerta Scrooge para o terrível destino que o aguarda se não mudar de vida. Em seguida, três fantasmas visitam o velho Scrooge e o levam em uma verdadeira viagem pelos natais presente, passado e futuro. O livro constitui um retrato comovente do que é o espírito de Natal.

“Little Women” (Louisa May Alcott) — 1869

“Mulherzinhas” é um clássico americano, sendo leitura obrigatória em várias escolas dos Estados Unidos. O livro é semi-biográfico, trazendo memórias romanceadas da adolescência da autora na companhia de suas três irmãs. Muito popular entre as jovens, o livro já ganhou sete adaptações para o cinema. Destacamos aqui o retrato sentimental que o livro faz da imagem de um Natal em família.

Na primeira das duas partes do livro, lemos a história das quatro irmãs March passando o primeiro Natal sem o pai desde que ele partiu para a Guerra Civil Americana. Na manhã de Natal, por iniciativa da mãe, as irmãs doam parte de seu café da manhã para uma família carente da cidade. Após seguirmos a vida das irmãs por um ano, a primeira parte termina em outra manhã de Natal, com o pai voltando para casa.

 “The Nutcracker and the Mouse King” (Ernst Hoffmann) — 1816

A história do Quebra-Nozes tornou-se muito conhecida devido ao balé russo. O que poucos sabem é que o personagem Quebra-Nozes vem originalmente de um livro infanto-juvenil alemão chamado “O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos”.

O livro conta a história da menina Marie, que ganha do pai um boneco quebra-nozes como presente de Natal. Quando Marie descobre que o Quebra-Nozes já foi um menino, mas acabou amaldiçoado pelo rei dos camundongos, uma aventura por um mundo mágico começa.

“The Fir-Tree” (Hans Christian Andersen) — 1844

“O Abeto de Natal” é um conto de Andersen, famoso por contos infantis e suas temáticas natalinas. O autor não tinha receio em criar histórias com um final triste. Apesar do final trágico, a história ressalta a relevância da celebração do Natal como um momento mágico, que marca as crianças para a vida.

O conto narra a história de um pequeno abeto (árvore similar ao pinheiro) que não consegue desfrutar o momento presente, sempre desejando um futuro glorioso para si, e acaba por invejar as árvores mais velhas, cortadas para serem usadas como mastros de navio.

O abeto cresce e é cortado pouco antes do Natal. Ele é levado para uma casa, decorado, e, na véspera de Natal, a jovem árvore encanta-se com as crianças, que se reúnem ao redor dele para as festividades. Ao fim do conto, o Natal acaba e o abeto é usado como lenha. Se o abeto percebe com tristeza que perdeu um passado que nunca mais terá, ele lembra também da emoção e da magia do Natal.

“The Snowman” (Raymond Briggs) — 1978

“The Snowman” (“Boneco de Neve”, em tradução livre) é um livro ilustrado sem falas. O livro venceu vários prêmios no Reino Unido e foi adaptado para a televisão como um curta animado em 1982.

A história gira em torno de um menino que, num dia de inverno, faz um boneco de neve. O boneco ganha vida à meia-noite e ele e o menino brincam pela casa enquanto tentam ficar em silêncio para não serem descobertos pelos pais do menino. Após as brincadeiras, menino e boneco de neve voam pela noite de uma Inglaterra enevoada até verem o sol nascer sobre Brighton. Na manhã seguinte, o menino acorda para descobrir que o boneco de neve derreteu.

Apesar de ser uma história de temática triste, “The Snowman” retrata a magia do Natal em imagens, sendo compreensível para leitores de todas as idades.