QUAL A RELAÇÃO ENTRE A BLACK FRIDAY E O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS?

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito do que conhecemos sobre o Dia de Ação de Graças no Brasil veio através de suas reproduções no cinema norte-americano, isso porque a data é talvez o feriado mais tradicional dos Estados Unidos. Mas qual é a relação do Dia de Ação de Graças com as promoções da Black Friday?

A origem do Dia de Ação de Graças.

A data é rica em simbolismo, sendo caracterizada pelo almoço em família, com direito ao tradicional peru de Ação de Graças. O feriado é também um dos dias mais movimentados das estradas americanas, já que familiares de lugares distantes têm por costume se reunirem para a celebração.

A origem do Dia de Ação de Graças remonta à época da colonização dos Estados Unidos. Em 1621, os colonos ingleses em Plymouth agradeciam pelo sucesso da colheita com orações e faziam uma festa com carne de caça. Os índios Wampanoag decidiram ajudar e se aproximaram da colônia para doar peixes e aves para a festa. Os colonos então convidaram os índios para o banquete, selando um trato de não-agressão entre os dois grupos que duraria por décadas.

Dia de Ação de Graças proclamado por dois presidentes.

Apesar de ser celebrado pelos colonos ingleses e seus descendentes, a festa de Ação de Graças acabou sendo majoritariamente associada às colônias do norte dos Estados Unidos, sendo rejeitada por parte das colônias do sul. Apenas em 1863, durante a Guerra Civil Americana, o presidente Abraham Lincoln proclamou o feriado de Ação de Graças como nacional.

Inicialmente a data era reservada para a última quinta-feira de novembro. Como o mês pode ter cinco semanas, às vezes o feriado ficava próximo demais do Natal, encurtando o tempo de vendas para os consumidores. Pensando em reverter isso, o presidente Roosevelt, em 1942, proclamou o feriado de Ação de Graças como a quarta quinta-feira de novembro — podendo ser ou não a última.

A data é comumente associada a compras natalinas por ser o último feriado antes do Natal. Como o Dia de Ação de Graças é um feriado nacional, as lojas ficam fechadas durante esse dia, abrindo a temporada de compras no dia seguinte, a sexta-feira. Após anos, esse dia passou a ser chamado de Black Friday.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é o nome oficial da sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, quando as lojas tradicionalmente abrem mais cedo nos Estados Unidos, iniciando as vendas natalinas. A história mais repetida sobre o motivo do nome Black Friday remete às lojas que tinham prejuízo durante o ano (ficavam “no vermelho”) e passavam a ter lucro no dia da Black Friday (em português, diríamos “fechar no azul”; em inglês, “fechar em preto”) devido ao alto número de vendas.

Apesar de ser verdade que as lojas marcassem o prejuízo em tinta vermelha e os dias de lucro com tinta preta, essa versão do nome Black Friday está longe de ser precisa.

Por que o nome Black Friday?

O termo “Black Friday” foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois investidores manipularam o preço do ouro para causar um crash na bolsa americana. O mercado de ações teria baixado 20% aquele dia, com fazendeiros sofrendo uma perda de 50% no valor do trigo e do milho. Sendo assim, o dia 24 de setembro de 1869 ficou conhecido na bolsa de valores americana como “Black Friday” (a sexta-feira negra).

O termo volta a aparecer na década de 1950. Na época, multidões de compradores e turistas tomavam a cidade de Filadélfia na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Os policiais da cidade precisavam trabalhar horas a mais para lidar com a multidão e o trânsito caótico. Devido ao estresse provocado por esse dia, os policiais da Filadélfia começaram a chamá-lo de Black Friday.  

Outra possível, e interessante, origem para o nome vem da década de 1960. Black Friday surgiu como um apelido irônico para o dia campeão de ligações para o trabalho, em que os funcionários ficavam “subitamente” doentes após o feriado de Ação de Graças — ao faltar na sexta-feira, o empregado teria um feriado de quatro dias. Como as lojas permaneciam abertas nesse dia, muitos faltantes no trabalho aproveitavam o momento para começar as compras de Natal. Com o passar do tempo, muitas empresas adicionaram a Black Friday como feriado remunerado.

A Black Friday hoje

Independentemente da origem do nome, o termo “Black Friday” pegou. Os lojistas começaram a aproveitar a data, sinônimo de compras, e ofereceram descontos espaciais, na intenção de aumentar as vendas.

Hoje a Black Friday é sinônimo de compras, promoções e ofertas especiais — fala-se até do Black November, o mês de novembro inteiro dedicado às promoções. O fato é que a Black Friday se tornou o feriado mais rentável do ano. Os gastos dos americanos na Black Friday somam mais de 60% do produto interno bruto doméstico dos Estados Unidos.