IRLANDA: A ORIGEM DO HALLOWEEN


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando pensamos no Dia das Bruxas imediatamente nos lembramos dos rostos assustadores esculpidos em abóboras (Jack O’Lantern), das fantasias de monstros e do trick or treat (“travessuras ou gostosuras”, como vemos nos filmes). O que pouca gente sabe é que essa tradição não começou nos Estados Unidos. Na verdade, o Halloween chegou ao país através de imigrantes da Irlanda no século XIX.

As primeiras comemorações envolvendo o dia 31 de outubro remontam à Irlanda, antes da Idade Média. A festa recebia o nome de Samhain (pronunciado sa-win). Naquele tempo, o último dia da colheita, correspondente ao nosso dia 31 de outubro, era comemorado como ano-novo celta. A data era símbolo de um dia fora do calendário, entre um ano e outro, e por isso seria um dia em que os espíritos vagavam pela terra. Na celebração, grandes fogueiras eram acessas, tanto como símbolo do início do inverno, quanto com a intenção de afugentar os espíritos.

A partir do século VII, com a predominância do cristianismo na Europa, o festival do Samhain acabou sendo associado ao Dia de Todos os Santos, por ser um dia dedicado a espíritos. Assim, o Dia de Todos os Santos (na época chamado All-Hallows) passou a ser comemorado no dia primeiro de novembro. A véspera desse dia tornou-se o All-Hallows-Eve (véspera do Dia de Todos os Santos), que aos poucos passou a ser chamado na Inglaterra e na Irlanda de Halloween.

Na Irlanda medieval, jovens vestiam máscaras de espíritos e monstros na noite de Halloween. Era uma forma de zombar dos espíritos e afirmar a inocência das crianças, já que o mal não conseguia dominar os puros de coração. Os campos eram decorados com rostos assustadores esculpidos em abóboras ou nabos, como em alguns locais da antiga Inglaterra.

Na década de 1840, a Irlanda foi assolada pelo que ficou conhecido como A Grande Fome — evento em que um fungo arrasou plantações de batata, principal alimento da Irlanda na época. O episódio levou cerca de um milhão de irlandeses a buscar refúgio nos Estados Unidos, para onde os imigrantes trouxeram seus costumes de vestir fantasias e pregar peças na noite de 31 de outubro. As máscaras impediam que as crianças fossem reconhecidas pelos vizinhos na hora de suas travessuras: a mais tradicional delas era desmontar a cerca dos vizinhos e sair correndo.

Mas o que começou como uma brincadeira inocente começou a se tornar caso de vandalismo por volta dos anos 1930. A solução encontrada pelos moradores foi dar doces às crianças em troca de não ter suas vidraças quebradas. Era o início da tradição de trick or treat, quando as crianças batem de porta em porta pedindo doces.

Parte irlandês, parte americano, o Halloween que conhecemos atravessou muitas mudanças ao longo de séculos, e o que começou como uma festa dos celtas da Irlanda evoluiu para uma comemoração celebrada pelas crianças do mundo todo. Aqui no Brasil, não acendemos velas dentro de abóboras, mas brincadeiras de trick or treat vêm se tornando populares nos últimos anos. E você, como costuma celebrar o Halloween?