O MARKETING 4.0 NA PRÁTICA

 

 

 

 

 

 

 

 

Pode parecer um tanto contraditório dizer que o marketing da era digital está se tornando cada vez mais humano; porém, as pesquisas na área não se enganam enquanto a isso. Na nova era do marketing, as empresas não podem darem-se ao luxo de focar apenas em seu produto ou comunicar-se com o público de maneira segmentada. A disputa por espaço e pela atenção do consumidor, especialmente na internet, tornou a comunicação cada vez mais individualizada.

Em seu livro “Marketing 4.0”, o norte-americano Philip Kotler, o maior especialista em mercado, afirma categoricamente a importância de uma comunicação que compreende o consumidor como um ser integral dotado de mente, corpo e espírito, cheio de desejos e insatisfações. Cada vez mais, grandes marcas investem em relacionamento com o objetivo de criar conexões com seus clientes e captar sua atenção. Por que isso acontece?

A verdade é que o consumidor da era digital é muito distinto do consumidor de uma década atrás. No marketing 4.0, o consumidor percorre um caminho caracterizado por cinco etapas. Na primeira, o consumidor é exposto à comunicação de marketing, como anúncios de campanhas publicitárias. Essa comunicação ocorre de maneira passiva, por isso é chamada de Assimilação. Na fase seguinte, o consumidor, já consciente das várias marcas, é atraído para um conjunto de marcas seletas (Atração). Ainda com um amplo número de opções, o consumidor inicia um processo de pesquisas, perguntando a pessoas de confiança como amigos e família (Arguição). Uma vez decidido, o consumidor parte para a compra (Ação). O cliente pode, com o passar do tempo, fidelizar-se à marca e recomendá-la, chegando à fase final da Apologia.

É com o conhecimento desses passos traçados pelo consumidor que podemos criar as estratégias de marketing para sua empresa na era digital, com base nos desejos e anseios de seu potencial cliente. Esse percurso está intimamente relacionado ao comportamento e às relações pessoais do consumidor. Mas para guiá-lo da assimilação à apologia é necessária uma série de atividades de engajamento.

Uma alternativa de engajamento que vem produzindo muito resultado às empresas é o marketing de conteúdo. O ponto chave dessa estratégia é produzir um conteúdo que concilie os interesses do potencial cliente e a personalidade da marca. Uma característica marcante do consumidor do marketing 4.0 é sua constante busca por diferentes canais de consumo e de entretenimento. Daí a necessidade de as marcas ocuparem espaços nas mais variadas redes.

Não basta ter uma boa página no Facebook, é importante estar presente em todos os espaços digitais e praticar o marketing omnichannel, a comunicação integrada entre todos os canais da marca — o que inclui a comunicação online e offline. A intenção é criar uma experiência de consumo contínua de forma que o consumidor perceba com mais intensidade sua marca e sua comunicação do que o meio em que a comunicação ocorre.

Esse processo de adequação da comunicação de sua empresa ao marketing 4.0 transcorrerá de maneira progressiva. Primeiro a consciência de marca aumentará, e então o engajamento; o consumidor passará para a compra e a fidelidade à marca, na mesma trajetória de assimilação, atração, arguição, ação e apologia de que falamos no início.

Por vezes ignorado pelas empresas, mais centradas no produto, é justamente no estágio final, o da apologia, que está o segredo do sucesso no marketing 4.0. Através de redes sociais, o poder de defesa da marca foi ampliado exponencialmente, levando sua marca a mais e mais clientes em potencial pelas mãos de seus clientes satisfeitos.