O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MARKETING 4.0

 

 

 

 

 

 

 

A velocidade com que o mundo do business muda muitas vezes nos faz esquecer de todas as etapas pela qual o mercado já passou. A era do marketing 1.0, por exemplo, foi marcada pela comunicação de massa, em que uma única mensagem era disseminada para toda a população, sem que os desejos do consumidor individual importassem. Felizmente, o mercado evoluiu, com o surgimento de novas empresas, a competição tornou-se mais acirrada e as marcas tiveram de se ajustar ao consumidor, que agora podia escolher entre uma marca e outra. Essa nova orientação do mercado com o consumidor em seu centro ficou conhecida como Marketing 2.0.

Com o avanço da internet, surge o Marketing 3.0, período em que o consumidor passa a ter voz. Meros compradores começam a ser notados além de seus desejos imediatos de compra. As marcas, então, passaram a defender ideias e a comunicar seu propósito. No entanto, hoje vivemos um novo estágio do mercado, um novo comportamento dos consumidores que podem pedir comida, pagar contas ou chamar transporte com um toque no celular. A esse novo período, Philip Kotler, o maior especialista em mercado, deu o nome de Marketing 4.0.

O principal foco do Marketing 4.0 é o consumidor, o qual passa a ser tratado como indivíduo, não mais como um segmento de mercado. Mais exigente, esse consumidor quer se sentir único e valoriza as experiências. Não basta que um produto ou serviço seja bom; o consumidor quer opções personalizadas e atenção a suas necessidades e desejos. Em seu livro Principles of marketing, Kotler cita uma cadeia internacional de hotéis que mantém as preferências de cada hóspede em um servidor. Dessa forma, toda vez que o hóspede retornar a qualquer hotel da rede, ele receberá seu café da manhã preferido.

O marketing 4.0 difere da comunicação em massa por ser completamente horizontal, ou seja, a marca relaciona-se com o indivíduo de igual para igual, e o meio preferido do consumidor para manter essa relação são as redes sociais. Ao criar personas, termo de mercado para um simulacro de indivíduo, as empresas conseguem se comunicar com um público de características bem específicas: idade, sexo, localização geográfica, interesses, etc.

O que devo fazer para a minha empresa entrar no Marketing 4.0? Bem, o primeiro passo é tornar sua marca mais humana. Isso pode parecer estranho num primeiro momento, porém, é vital o entendimento de que pessoas gostam de pessoas, gostam de se comunicar com alguém que tem personalidade. Dar um “tom de voz” para sua marca é o início do caminho.

Outro ponto importante é tratar o cliente, e não sua marca, como o centro das atenções. Uma marca que se relaciona com o consumidor desperta o interesse dele em seus produtos ou serviços. Um meio eficiente para conquistar a atenção do consumir é através do marketing de conteúdo, ou seja, oferecer conteúdo gratuito de interesse do seu consumidor. Para isso, as redes sociais são o caminho.

O marketing 4.0 é um processo sem volta. A crise do coronavírus, por meio de medidas preventivas como o lockdown, escancarou a necessidade de as empresas migrarem para o meio digital. A verdade é que o consumidor sente a diferença ao se comunicar com uma empresa que adota o marketing 4.0 e com uma empresa que não. O consumidor do nosso século não quer ser tratado como massa amorfa, como segmento ou como número, ele quer ser reconhecido, olhado nos olhos, chamado pelo nome. A presente década será um divisor de águas para o mercado, alavancando as empresas que adotarem o Marketing 4.0.