CONSELHOS DE MILIONÁRIOS E CEOS PARA NOVOS EMPREENDEDORES

 

 

 

Aprender com a experiência de quem já obteve sucesso é uma forma eficiente e madura de crescer profissionalmente. Comandar um empreendimento é sempre desafiador. Além dos riscos financeiros envolvidos, há sempre o impacto psicológico e familiar.

Visando ajudar quem está se preparando para empreender ou quem já é dono de seu próprio empreendimento, este artigo reúne alguns conselhos de ouro de CEOs, milionários e professores de marketing renomados proferidos em junho de 2016 durante uma conferência organizada pela corretora de investimentos Goldman Sachs, e os conselhos do bilionário Elon Musk dados durante uma entrevista em 2014.

Warren Buffet, CEO da Berkshire Hathaway, ressalta a importância do que chamou de fascinar o consumidor. Segundo ele, o maior desejo do empreendedor é que seu consumidor ame tanto seu produto a ponto de sonhar consumi-lo.

Kerry Healey, presidente do Babson College, aconselha os empreendedores a não se desencorajarem se terminarem com um empreendimento diferente daquele que idealizaram. Todo empreendedor encontra dificuldades, mas o que Healey ressalta é a importância de aprender com elas e agir rapidamente, voltando-se às ideias que melhor funcionam com o seu público, mesmo que o resultado difira de sua ideia original.

Jack Dorsey, CEO do Twitter, volta sua atenção para a importância de ter um propósito claro e comunicá-lo. Ele defende que habilidades podem ser aprendidas; a paixão por uma empresa, por uma ideia, não. Por isso, ao contratar funcionários, a pergunta mais importante para Dorsey é “Por que deseja trabalhar na minha empresa?”. O que realmente busca como resposta é sentir a paixão nas palavras do candidato.

Michael E. Porter, professor da Harvard Business School, ressalta a importância das empresas terem uma estratégia de mercado clara. É fundamental que o empreendedor saiba qual a necessidade de seu consumidor e qual valor seu produto ou serviço acrescenta a ele. A posse dessa estratégia facilita a conquista do consumidor e trará mais resultados do que trabalhar duro, mas sem um rumo definido.

Elon Musk, bilionário sul-africano, fundador e CEO da Tesla, assume uma posição mais realista e pragmática em sua entrevista. Seu primeiro conselho para empreendedores é na verdade um alerta. “Abrir um negócio não é para todo mundo”, argumenta. Empreender exige um estilo de vida de muitas cobranças com que muitos não conseguem lidar. Para resistir a isso, é necessário desenvolver resiliência.

Todo empreendimento começa cercado de muitas promessas e muito otimismo. No percurso, é natural que o empreendedor encontre dificuldades, passe por um período de sofrimento e até mesmo se aproxime da falência. “A maioria (dos empreendedores) acaba fracassando e realmente falindo. A Tesla esteve muito próxima da falência”, relata Musk. Ele finaliza dizendo que, se o empreendedor conseguir sobreviver a todas essas dificuldades, então, terminará por obter um sucesso ainda maior do que o esperado.

Por fim, conciliando tudo o que esses alto executivos relatam, aprendemos que o amor pelos valores da empresa deve ser comum desde o fundador até o mais novo contratado e que compreender as necessidades e desejos do consumidor pode poupar muito trabalho e frustração. Mas, acima de tudo, a mensagem desses homens e mulheres de negócios concentra-se na importância de persistir e ter resiliência para suportar as dificuldades do caminho para o sucesso.