A Quarta Quinta-feira de Novembro

Thanksgiving Day

Como se manter positivo diante do COVID-19?

 

Com a chegada do coronavírus no Brasil, somos afetados por temores e ansiedade, justificados pela gravidade da doença e sua rápida transmissão. No entanto, manter-se positivo é essencial para passar por tempos de crise. Mas, como cultivar emoções positivas num tempo de isolamento e paralisação?
Ao entendermos que estamos todos na mesma posição diante do vírus, que não distingue fronteiras, criamos um senso de unidade, por isso, a solidariedade é vital neste momento. Enquanto profissionais da saúde arriscam suas vidas diariamente, nós também podemos contribuir para um ambiente mais saudável. Muitas vezes, medidas simples fazem a diferença, como adotar hábitos de higiene (utilizar álcool gel, lavar as mãos sempre que possível, espirrar ou tossir com a proteção do antebraço) e evitar contato com idosos, os mais afetados pela doença.
Por outro lado, não podemos deixar que nossa preocupação com as medidas preventivas nos impeça de sorrir. Ambientes de estresse são comprovadamente causa de baixa do sistema imunológico, o que aumenta nossa vulnerabilidade a doenças. A solução para esse problema está no cultivo de emoções positivas.
Para quem seguir sua rotina de trabalho, procure ser gentil com colegas e funcionários, mantenha o bom humor e conforte com tranquilidade quem parecer mais alarmado. Essa pode ser uma oportunidade para aprofundar relacionamentos e tornar interações mais significativas.
Para quem ficar em casa, uma alternativa para permanecer positivo no isolamento é permitir-se um momento de alegria todos os dias. Coma algo diferente no almoço, assista um filme em família ou durma uma hora a mais. Desfrute desses momentos com tranquilidade e dê tempo ao cérebro para processá-los e produzir serotonina, substância neurotransmissora relacionada à felicidade.
As crises nos fazem perceber o que mais importa. Por isso, durante essa semana de isolamento, lembre-se de alegrar as pessoas à sua volta e dar valor às pequenas alegrias da vida. Have a good break and think positive!

By Filipe Höehr