Viajar: Um guarda-roupa para a alma

Viajar: Um guarda-roupa para a alma

Começo com a frase do poeta gaúcho Mário Quintana que diz: “Viajar é mudar a roupa da alma”.

Uma viagem pode trazer uma grande bagagem de conhecimentos, experiências e momentos inesquecíveis. Não é apenas um carimbo em um passaporte ou um tíquete de avião; uma viagem pode ter sido a sua oportunidade de ver a vida de uma nova forma.

Não importa para onde; viajar é preciso – como já dizia o poeta português Fernando Pessoa. Uma viagem traz benefícios importantes para o lado pessoal e profissional de quem decide embarcar nessa jornada. Ir a outro país possibilita que possamos muitas vezes conhecer uma sociedade com uma lógica completamente distinta da nossa, vivenciar novas culturas, além de aprender a conviver com hábitos diferentes e respeitar outras normas. A percepção de outras realidades, o conhecimento de outras soluções são um grande patrimônio para a vida social e profissional.

É emocionante estar onde os filmes e livros estiveram. É elucidativo poder ver a história com nossos próprios olhos. É fundamental aprender a mensurar a riqueza e a pobreza do mundo e de nosso país.  É imperativo se conhecer o planeta em que se vive e só então entender outras culturas e coexistir pacificamente com elas.

 Uma viagem pode ser desafiadora e exigir que você desenvolva ou refina aspectos tais como: resiliência, atenção, respeito, empatia, criatividade, tolerância, organização, resolução de problemas, dentre outras. Assim, tal experiência demanda que as pessoas saiam de suas zonas de conforto para ampliar os seus horizontes e só então entender e coexistir pacificamente com outras culturas e pessoas. Enfim, em uma viagem, mudar a roupa da alma é preciso – agora embaralhando as frases dos dois poetas – e inúmeros serão os frutos colhidos.