english-for-travelers

No mundo globalizado e informatizado em que vivemos é importante saber falar inglês. Para construir uma carreira de sucesso nacional ou internacional, pode-se dizer que é fundamental. Isso todos nós já sabemos. Nenhuma novidade até aqui.

Mas há um outro benefício concreto a ser considerado: dominar o inglês é também sinal de que o indivíduo estudou mais. Sim, pois o bilinguismo é característica de quem dedicou um número maior de horas ao seu aprendizado. Isso significa que seu cérebro se exercitou mais e assim criou novas conexões entre os neurônios – o que torna a pessoa mais inteligente. A própria neurociência explica que para aprender novos idiomas utilizamos todo o nosso cérebro. Pessoas que falam mais de uma língua, inclusive, podem vir a ter maior qualidade dedutiva e mais potencial para aprender coisas novas.

Além de vantagens tangíveis, como esse aprimoramento cerebral, também vale destacar a maior facilidade com a qual aquele que domina o inglês pode consumir a cultura mundial. Atualmente, quase todos os bons livros possuem tradução para o inglês. Ou seja, aquele que compreende esse idioma poderá ler obras de quase qualquer parte do planeta. Do mesmo modo, filmes dos quatros cantos do mundo costumam apresentar legendas em inglês. Palestras de grandes pensadores estão disponíveis online também, por exemplo. Mas note: a esmagadora maioria se comunica em inglês. Tanto presenciando in loco uma conferência internacional, ou dando o play, no conforto do lar, em uma palestra, aqueles que dominam o idioma não precisam de nenhum tipo de tradução ou intérprete.

É isso mesmo, o mundo é muito maior e mais acessível àqueles que dominam o inglês. Está mais do que na hora de empregar esforços no estudo da língua de Shakespeare, não é?

%d blogueiros gostam disto: