Ele é conhecido ao redor do mundo, está à venda em várias lojas de decoração e possui as mais diversas versões… Certamente você já viu o famoso pôster “keep calm and carry on”. Mas você sabe qual a origem dele?

Keep-Calm-and-Carry-On-Trio-1024x467

 

Ele surgiu em plena segunda guerra mundial, no ano de 1939, no momento em que o exército inglês somou forças às tropas aliadas no combate ao nazismo. Com o objetivo de acalmar a população, o governo da Inglaterra decidiu iniciar uma campanha através da exposição de cartazes motivacionais. Três tipos de pôsteres foram confeccionados e todos eles ostentavam o mesmo visual: possuíam duas cores, uma frase escrita em uma fonte sóbria e o desenho da coroa do rei no poder naquele momento, George VI.

O primeiro cartaz carregava a frase “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”. No segundo, lia-se: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”. E, por ironia do destino, o terceiro, e mais famoso, não chegou a ser distribuído na época. O cartaz com o dizer “Keep calm and carry on” ficou reservado para ser exposto somente em uma situação de crise mais grave, que felizmente não chegou a ocorrer.

Freedom-Is-in-Peril-poster-London-1941

Mas como ele se tornou tão conhecido, então? Em 2000, o pôster, que estava em meio ao estoque, foi encontrado pela dona de um sebo na costa da Inglaterra. Ela, então, o enquadrou e pendurou em uma das paredes da loja. O cartaz acabou agradando a clientela e a dona decidiu fazer cópias da imagem e vendê-las. Mais de 60 anos depois da primeira impressão, o cartaz ficou conhecido ao redor do globo e passou a motivar pessoas de todo o mundo.

kcacoOriginal1

Hoje em dia, é possível encontrar esses cartazes em todos os locais e com diferentes utilizações e frases. Mas vale lembrar, no entanto, que ele é protegido por direitos autorais – e não deve ser copiado nem modificado.

Keep calm and Carry on!

%d blogueiros gostam disto: