A Irlanda é cheia de histórias para contar, elementos culturais e tradições. Para conhecer o país, cuja capital é Dublin, é interessante ficar por dentro dos símbolos mais conhecidos da região e o que significam – já que estão nas lojas de souvenirs por toda a parte.

1. Shamrock

lj9L8v2

Os trevos de três folhas, chamados de Shamrock, são elemento-chave para a cultura irlandesa, sabia? Isso porque Saint Patrick, o padroeiro da Ilha Esmeralda, utilizou o trevo para explicar a Santíssima Trindade enquanto catequizava a população que, até então, era pagã.

2. Harpa de Brian Boru

Brian Boru 05, harpa

Segundo o site E-Dublin, a harpa de Brian Boru é um dos símbolos mais difíceis de explicar, uma vez que não há certezas no que diz respeito ao período exato em que se tornou importante na história do país. Exposta atualmente na Trinity Collega, acredita-se que ela foi carregada muitas vezes por Brian Boru, importante rei na história da Irlanda, durante as batalhas que participou. O símbolo foi adotado como um dos principais e, inclusive, é estampada em passaportes, documentos e selos governamentais, além da cerveja Guinness. Mas, na marca da famosa cervejaria, a harpa é espelhada porque os proprietários não abriram mão do direito de imagem – e o governo teve que mudar o modelo para poder utilizar.

3. Anel de Claddagh

Ana-Passos-Joias-Anel-Claddagh-contemporâneo

Surgido há mais de 300 anos em uma aldeia de Claddagh, próxima a Galway, o anel significa verdadeiro amor e amizade. Ele ocupa espaço nas vitrines de grandes joalherias irlandesas para ser ofertado de noivado.

 4. Leprechaun

leprechaun

É comum associar os duendes à Irlanda, não é mesmo? Segundo o folclore, eles costumam esconder os potes de ouro no final dos arco-íris, mas, para descobrir a localização exata, é preciso enxergar um dos duendes antes de ser visto. Dizem, inclusive, que essa é a única forma de eles serem amigáveis e mostrarem o caminho para os potes de ouro.

Embora muitos acreditem que os pequeninos são mal humorados, eles foram ganhando a simpatia do público porque há quem diga que o mau humor é resultante do receio de seres humanos. Mas, uma vez que percebem alguém com boas intenções, a presenteiam com um belo par de sapatos.

E foi daí que surgiu a lenda dos leprechauns: acredita-se que deixar um velho sapato com três moedas dentro para os duendes pode trazer, além de boa sorte, prosperidade para o lar.

5. Bandeira

irish-flag

Até mesmo a bandeira da Irlanda pode se caracterizar como símbolo importante o país. Isso porque as cores são ligadas à história da Ilha Irlandesa: a cor verde caracteriza o cristianismo, com base na tradição gaélica; a laranja diz respeito às religiões protestantes como herança do período de domínio da Inglaterra; já o branco faz alusão à paz.

%d blogueiros gostam disto: