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Eis que surge a vaga dos seus sonhos. O salário é bom, a empresa é reconhecida e há possibilidades de crescimento na área. Tudo está perfeito, até que aparece um “problema”: a entrevista de emprego é em inglês!

Muitas pessoas têm receio de expor suas habilidades na língua e deixam o nervosismo tomar conta. Mas é preciso ter em mente que, com bastante estudo e preparo, há excelentes chances de conquistar a vaga desejada.

Confira algumas dicas para mandar bem na hora da entrevista:

Estude vocabulário da sua área

É essencial que o candidato conheça palavras usuais da sua área para gerar confiança e impressionar o avaliador. Se você é da área de economia, por exemplo, deve saber falar sobre “command economy” (economia centralizada). O bacana é procurar dicionários da sua área para treinar. Além disso, esteja a par do vocabulário geral de business como shift (turno), to hire (contratar), job market (mercado de trabalho), supervisor (superior).

Sem gírias e expressões brasileiras

Para mostrar fluência na língua, muitos candidatos decidem utilizar gírias como “dude” (parceiro), “what’s up?” (e aí?), “cops” (tiras), entre outros. Porém, devido ao ambiente formal, não é interessante fazer uso dessas palavras. Além disso, evite traduzir expressões brasileiras como “na hora H” ou “cartas na manga”: elas costumam não funcionar no inglês e podem causar uma má impressão.

Seja diferenciado

Quando o entrevistador pergunta sobre as qualidades do candidato, grande parte deles utiliza uma lista comum de adjetivos para se descrever. Fuja dos clichês “I am hardworking” ou “I am determined” e desenvolva um vocabulário mais diferenciado (e que diga mais sobre você!). “I pursue my goals” é um ótimo exemplo para descrever sua atitude profissional. Você não concorda?

Sem rodeios!

Se a sua entrevista ocorrer com falantes nativos, é importante ter em mente que eles apresentam comportamentos diferentes dos brasileiros. Isso porque, por aqui, costumamos falar sobre amenidades e fazer “voltas” para chegar a um determinado assunto. Não repita essa atitude com o entrevistador, uma vez que eles valorizam o profissional direto e que mantém o foco em sua carreira e objetivos.

Não se preocupe com sotaque

Um receio comum entre os brasileiros é o sotaque, pois há o desejo de parecer nativo. Mas não há por que se preocupar! Os avaliadores sabem de sua origem e não esperam que você tenha sotaque americano, por exemplo. O que você pode ­- e deve! ­-fazer é acertar a pronúncia das palavras.

Yes or no?

Na hora de responder às perguntas dos entrevistadores, nada de “sim” ou “não” apenas. Desenvolva as respostas, exponha seu inglês, mostre suas habilidades na língua e na área. Isso mostra que você é capaz de lidar com perguntas mais complexas de forma rápida.

Treine as respostas para perguntas comuns

Assim como em entrevistas em português, existem perguntas que geralmente os avaliadores fazem. Assim, vale treinar as respostas ideais. Algumas delas são: “Why should we hire you?” (Por que devemos contratar você?), “Why did you leave your last job?” (Por que você deixou o último emprego?), “What are your strengths and weaknesses?” (Quais são seus pontos fortes e fracos?), “How would your peers and bosses describe you?” (Como os seus colegas e chefes descreveriam você?).

A dica mais importante é saber lidar com o nervosismo. Por isso, a prática e o treino farão com que você se sinta pronto para encarar esse desafio.

Está com alguma dúvida? Manda para a gente!

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