curriculum

 

Conseguir um emprego em outro país abre grandes portas para o crescimento profissional. Para isso, é necessário escrever um bom currículo em inglês. Mas como? A gente ajuda você com essa!

Para começar, organize suas informações em blocos: dados pessoais, objetivos, experiência profissional, formação acadêmica, idiomas, cursos. Os termos mais utilizados em currículos em inglês são: personal details, qualifications/education ou educational background, professional experience e key skills.

Confira o que escrever em cada parte:

Personal Details: Essa deve ser a primeira parte do seu currículo. Aqui, você deve colocar as informações pessoais, que podem ser equivalentes às do currículo em português. Nome, telefone, e-mail e endereço são informações essenciais.

Qualifications/Education ou Educational Background: Aqui você deve reunir a sua formação acadêmica (graduação, MBA, pós, etc). Os cursos de extensão e profissionalizantes também podem aparecer nessa parte (ou em um bloco separado de “Extracurricular Activities”).

Professional Experience ou Positions Held: As experiências profissionais devem estar aqui, por isso, inclua os últimos empregos em ordem cronológica decrescente. Coloque o nome da empresa, período de contratação, cargo e atividades executadas (nessa ordem).Grandes realizações também podem ser citadas, mas evite usar a primeira pessoa.

Uma boa dica para os jovens com pouca experiência profissional é colocar a formação acadêmica no início do currículo e destacar os maiores atrativos para a vaga.

Key Skills ou Language Skills: Domina outra língua, programas de computador, Microsoft Office e possui outras habilidades? Essa é a parte onde você deve definir a sua fluência em cada uma. Faça uso de termos como fluent, advanced, intermediate e basic.

Vale lembrar que, na hora de traduzir o currículo, é bom ficar atento à tradução literal de palavras. Nem sempre dá certo, hein? Por exemplo, um cargo de alta gerência não é “high management”, mas, sim “top management”.

Ficou com alguma dúvida? Manda para a gente!

%d blogueiros gostam disto: